Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Possebon Engenharia



Introdução

O código de ética e de conduta da Alfredo A. Possebon Filho & Cia Ltda. estabelece os princípios e atitudes que devem ser adotadas no dia a dia corporativo, com os colegas de profissão, fornecedores, clientes e parceiros. O objetivo é que as ações e comportamentos praticados estejam condizentes com as legislações e/ou regulamentos legais aplicáveis, bem como, com os valores que a empresa e a sociedade entendem como éticos e corretos.

Este código é o reflexo daquilo que a POSSEBON acredita e da sua forma de atuação.


Comprometimento da direção

A importância em atender os requisitos do Programa de Integridade, seus requisitos estatutários e regulamentares é comunicada a toda organização, inclusive subcontratados. A disponibilidade de recursos para a implementação, manutenção e melhoria contínua do Programa de Integridade é garantido pela alta direção.


Política não discriminatória

A empresa pratica uma política não discriminatória de raça, cor, sexo, nacionalidade, religião, idade, condição socioeconômica e de condições físicas, em todas as suas atividades empresariais. Esta convicção está de acordo com as leis vigentes no país e com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, da ONU (Organização das Nações Unidas) em seu artigo 23°.

A política não discriminatória da POSSEBON está alinhada com o Termo de Responsabilidade Social, disponível no Manual de Gestão, em conformidade com a norma SA 8000.


Obrigações dos colaboradores

A POSSEBON espera que seus colaboradores encontrem um bom ambiente de trabalho, onde todos sejam responsáveis e acima de tudo, que possam juntos crescer e atingir metas profissionais e pessoais.

Esperamos que nossos colaboradores:

  • Respeitem seus colegas e superiores;
  • Respeitem e sigam as normas da empresa;
  • Cumpram as obrigações e prazos relativos ao setor que trabalha;
  • Ajam com discrição, ética e postura, mantendo assuntos relacionados à empresa no âmbito da mesma;
  • Ajudem a evitar desperdício de materiais e tempo;
  • Contribuam com a limpeza, higiene e organização de qualquer lugar da empresa;
  • Cumpram seu horário de trabalho;
  • Cumpram os requisitos do cliente;
  • Contribuam com a limpeza, higiene e organização de qualquer lugar da empresa;
  • Cumpram seu horário de trabalho;
  • Cumpram os requisitos do cliente;
  • Apontem de forma apropriada e de boa fé, eventuais desvios a código através do canal de denúncia;
  • Cooperem plenamente com eventuais investigações de desvios deste código, mantendo toda a discrição necessária;
  • Leiam e compreendam este Código de Ética e Conduta e, se necessário, solicitem treinamentos adicionais, ou ainda, consultem as áreas competentes, para obter esclarecimentos sobre sua interpretação.

Comportamentos inaceitáveis:

  • Usar indevidamente o nome da empresa com a intenção de obter favores e divulgar assuntos pertinentes a organização;
  • Alterar ou fraudar registros de qualquer natureza;
  • Retirar materiais da empresa sem autorização;
  • Negar-se a assinar documentos operacionais de atividades que tenha executado;
  • Permanecer na empresa fora do horário de trabalho sem autorização;
  • Entrar na empresa com e/ou fazer uso de bebida alcoólica ou qualquer tipo de drogas;
  • Operar máquinas e equipamentos sem a capacitação técnica operacional;
  • Bater cartão de ponto de outro colaborador.

Atos de corrupção e pagamentos ilícitos

A POSSEBON não tolera qualquer tipo de ato de corrupção e combate o cartel, fraudes, lavagem de dinheiro, ilicitudes em licitações e processos concorrenciais e qualquer outro ato contra a administração pública. Sejam estes por parte de seus empregados ou por terceiros agindo em seu nome.


Relação com clientes, prestadores de serviço e fornecedores

A conduta com os clientes, prestadores de serviço e fornecedores, seja em visitas técnicas, encontros, reuniões, no andamento da execução dos serviços e/ou na apresentação e na negociação de propostas comerciais, devem ser realizadas de forma profissional, honesta e responsável.

A POSSEBON não tolera a oferta de vantagem indevida de qualquer espécie afim de obter facilidades e/ou angariar novos serviços em favorecimento próprio ou para a empresa.


Oferecimento de hospitalidade, brindes e presentes a clientes, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores e agentes públicos

Com o objetivo de divulgar o nome e a marca da empresa somente poderão ser oferecidos a clientes, fornecedores, funcionários, prestadores de serviço e agentes públicos, hospitalidades, brindes e presentes desenvolvidos e autorizados pela POSSEBON. Elencamos os seguintes exemplos: agenda anual, kit de higiene dental, chaveiros, canetas etc. ou ainda convites para eventos de confraternização como final de ano, aniversário da empresa ou encerramento de uma etapa de um determinado empreendimento, onde funcionários, familiares, clientes e fornecedores são convidados com o objetivo de confraternizar ou comemorar um objetivo alcançado.

O oferecimento de brindes, presentes e hospitalidade não pode estar atrelado a intenção de obter ganhos indevidos para a empresa, de recompensar alguém por um negócio obtido ou caracterizar troca de favores ou benefícios de forma implícita ou explicita. Nenhum tipo de hospitalidade, brinde ou presente deve ser provido com frequência para um mesmo destinatário, de forma que possa aparentar alguma suspeição ou impropriedade.


Contratação de terceiros

A POSSEBON estende a seus prestadores de serviço o comprometimento com a integridade nas relações público-privadas através de orientações e políticas do programa de integridade da empresa.

Caso seja identificada a prática de atos lesivos a administração pública nacional ou estrangeira por empresa subcontratada, ou ainda, conduta não aceitável prevista neste código, a empresa subcontratada está sujeita a rescisão contratual, conforme previsto em contrato.

A POSSEBON utiliza o Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), para a seleção de prováveis parceiros comerciais e fornecedores.


Oferecimento de patrocínio e doações

O oferecimento de patrocínio ou doações é realizado para instituições beneficiarias idôneas que não possuem histórico de envolvimento em casos de corrupção ou fraude, como também, que não possuam vínculo com agentes públicos.

Para realizar essa ação é necessário que a instituição beneficiária apresente o projeto e a finalidade da utilização do recurso para a Alta Direção da POSSEBON. Após um período a definir ou ao final da execução do projeto, os resultados deverão ser apresentados para que seja comprovado que o recurso foi aplicado corretamente.


Contratação de Ex-agentes Públicos e Agentes Públicos

Todas as contratações da empresa são definidas com base em experiência, escolaridade e qualificação técnica e não são contratados ex-agentes ou agentes públicos com a intenção de obter facilidades ou informações privilegiadas em favorecimento da empresa. A POSSEBON não compactua com esse tipo de atitude.


Canal de Denúncia

Caso seja identificado suspeitas ou indícios de desvios, atos lesivos que vão contra os princípios previstos neste Código de Ética e Conduta praticados por funcionários, diretores, fornecedores, prestadores de serviços ou clientes, uma denúncia poderá realizada através dos canais disponibilizados conforme programa de integridade, os quais são:

  • E-mail: denuncia@possebon.com.br
  • Cartas endereçadas à:

ALFREDO A. POSSEBON FILHO & CIA LTDA
RUA MIGUEL CALUF, 3140 – CAJURU
CEP: 82940-110 – CURITIBA/PR
ATT.: CANAL DE DENÚNCIA

REGISTRE SUA DENÚNCIA

A POSSEBON garante a confidencialidade da denúncia e proíbe qualquer tipo de retaliação ao denunciante. Após o registro da sua denúncia, abrimos um processo de investigação para apurar a ocorrência.


Medidas Disciplinares

Caso seja identificado que algum funcionário tenha cometido irregularidades, desvios ou atos lesivos que vão contra os princípios previstos no programa, será aberto uma sindicância e estabelecida uma sanção proporcional ao tipo de violação e ao nível de responsabilidade dos envolvidos, podendo chegar à rescisão do contrato de trabalho.

A POSSEBON considera como irregularidades, desvios ou atos lesivos:

  • Agir em desacordo com o Código;
  • Solicitar a outra pessoa que o violem;
  • Ter conhecimento de atos que violem este Código e não comunicar imediatamente a seus superiores;
  • Retaliar colaboradores que tenham comunicado uma preocupação com a conduta ética, ou uma violação do Código.

Nenhum dirigente ou funcionário da empresa deixará de sofrer sanções disciplinares por sua posição na empresa.

Em casos de eventuais atos ilícitos praticados por fornecedores, prestadores de serviços e clientes, a POSSEBON, em conformidade com este código, se compromete em fazer o acompanhamento destes, e tomar as devidas providências cabíveis conforme a legislação vigente.


Monitoramento Contínuo

A POSSEBON assegura que os padrões definidos neste Código de Ética e Conduta sejam aplicados e monitorados continuamente, a fim de que eventuais desvios identificados sejam prontamente investigados e corrigidos junto aos responsáveis. Se confirmados, estarão passíveis a penalidades ou ações disciplinares cabíveis na circunstância a seus colaboradores, diretores, fornecedores e prestadores de serviços.



Elaborado por:
Bruno Soares Possebon – Diretor de Qualidade

Aprovado por:
Alfredo A. Possebon Filho – Diretor