Responsabilidade Social

Termo de Responsabilidade Social Possebon Engenharia

Em complemento à Política de Gestão, a POSSEBON firma o compromisso de conduzir suas atividades de acordo com os requisitos de Responsabilidade Social. Este compromisso está alinhado com as melhores práticas internacionais e dentro do contexto da responsabilidade social empresarial baseado na norma SA 8000.

O Termo de Responsabilidade Social está homologado no item 5.3.1 do Manual de Gestão conforme abaixo:

  • TRABALHO INFANTIL: A POSSEBON não utiliza nem apoia a utilização do trabalho infantil (menores de 14 anos). Caso a empresa utilize trabalhadores jovens (idade entre 14 e 18 anos), as horas combinadas de transporte, período escolar e horário de trabalho, não excederá a 10 horas por dia, bem como, estes não estarão expostos a situações que sejam perigosas, inseguras ou insalubres, de acordo com as leis n° 11.788/08 do Estagiário e Lei n° 10.097/00 do Menor Aprendiz. São respeitados os direitos da criança, conforme Resolução 146 da OIT.
  • TRABALHO FORÇADO: A POSSEBON não se envolve e nem apoia a utilização de trabalho forçado. Os trabalhadores contratados não têm seus documentos retidos nem são obrigados a fazer depósitos como condição para serem admitidos. A empresa proíbe qualquer trabalho ou serviço feito sob ameaça ou obrigação por meio de pagamento.
  • SAÚDE E SEGURANÇA: A POSSEBON proporciona um ambiente de trabalho seguro e saudável, que inclui acesso a água potável, banheiros limpos, equipamentos de segurança individuais e coletivos necessários, além de treinamento para o seu uso, adotando medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde.
  • LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO E O DIREITO À NEGOCIAÇÃO COLETIVA: A POSSEBON respeita o direito de todos os colaboradores de formarem e associarem-se a sindicatos, bem como negociar coletivamente, assegurando que não haja represálias.
  • DISCRIMINAÇÃO: A POSSEBON coíbe qualquer atitude de discriminação por raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação sindical ou política. A POSSEBON não permite comportamento sexualmente coercitivo, ameaçador, abusivo ou explorativo.
  • PRÁTICAS DISCIPLINARES: A POSSEBON coíbe a utilização de punição corporal, coerção psicológica, física ou abuso verbal em relação aos trabalhadores.
  • REMUNERAÇÃO E HORÁRIO DE TRABALHO: A POSSEBON assegura que os salários pagos satisfazem os padrões mínimos locais atendendo as necessidades básicas dos trabalhadores e cumpre com as leis aplicáveis relativas ao horário de trabalho.
  • SISTEMA DE GESTÃO: A POSSEBON assegura que o Termo de Responsabilidade Social está documentado, implementado, mantido, comunicado, acessível e disponível a toda a força de trabalho.