Coronavírus: ações pró construção civil
abril 1, 2020
Nova NR 18
Nova NR 18: o que você precisa saber?
abril 24, 2020

41 cursos gratuitos para Construção Civil e Indústria

Cursos Gratuitos

Diversas instituições disponibilizaram cursos gratuitos para serem feitos à distância em virtude do isolamento social por conta do coronavírus. Fundação Getúlio Vargas (FGV), Harvard, Google, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Microsoft, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são alguns dos exemplos.

Seja para quem está começando uma nova área ou quer expandir suas habilidades, há ótimas opções para um upgrade na carreira. Assim sendo, reunimos 41 opções cursos gratuitos para profissionais das áreas de Construções Civil e Indústria. Certamente será interessante para você, equipe e colegas. Confira abaixo:

Sustentabilidade

1. Sustentabilidade no setor da Construção Civil

Ofertado pelo Serviço Social da Indústria Paraná (Sesi-PR), o objetivo é que ao final das 4 horas/aula, o aluno esteja apto a enumerar quais são as implicações das intervenções humanas na sustentabilidade planetária. Além disso, deverá entender os conceitos básicos de sustentabilidade empresarial; conhecer os principais instrumentos para gerenciamento de estratégias de sustentabilidade no setor da construção civil e identificar oportunidades relacionadas a essa área. Com certificado. Clique aqui para se inscrever.

2. Gestão de Resíduos da Construção Civil

Também realizado pelo Sesi-PR, o objetivo desse curso é capacitar profissionais que atuam no planejamento e acompanhamento de obras a executarem um gerenciamento eficaz dos resíduos. Em 16 horas/aula ele abrange os procedimentos de acondicionamento até a destinação final, buscando a reutilização e evitando perdas e desperdícios, contribuindo, assim, para a minimização de impactos ambientais da construção civil. Com certificado. Clique aqui para se inscrever.

Saúde e Segurança no Trabalho

3. Segurança do Trabalho

O curso visa sensibilizar os participantes para as questões básicas da prevenção de acidentes e segurança do trabalho a fim de criar uma mentalidade prevencionista. O aluno irá aprender os conceitos e principais acidades de trabalho; história sobre EPI e EPC; causas mais comuns dos acidentes de trabalho, entre outros. Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ele conta com 14 horas ao todo. Clique aqui para se inscrever.

4. Segurança no Trabalho

Embora este curso do Senai também de segurança no trabalho, os temas aqui, envolvem: acidentes do trabalho e suas consequências; riscos ambientais e prevenções; organização do local de trabalho; princípios de higiene e saúde pessoal e ambiental; Normas Regulamentadoras; NR-23 – Prevenção de Combate a Incêndios; Equipamentos de Proteção; e primeiros socorros. Carga horária de 14 horas. Clique aqui para se inscrever.

5. Comportamento Humano e Segurança no Trabalho

Aprender sobre como a psicologia do trânsito pode contribuir para melhorar o comportamento humano nas vias e rodovias, promovendo, assim, um trânsito mais seguro e menos estressante. Ofertado pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) o curso tem 40 horas. Entre os temas abordados: trânsito em linguagem simples e sua interface com a psicologia; psicologia do Trânsito: contribuições e perspectivas; fatores humanos relacionados aos acidentes de trânsito etc. Clique aqui para se inscrever.

6. Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho

O Sest e Senat contam com alguns cursos gratuitos. Neste, o participante aprenderá sobre os cuidados necessários para promover a saúde e a segurança do trabalhador. Além disso, doenças e acidentes relacionados ao trabalho, assim como as Normas Técnicas voltadas para a proteção do trabalhador no ambiente de trabalho são foco do programa. Porém, neste caso, o curso tem carga horária de 25 horas. Clique aqui para se inscrever.

7. Cipa – Conceitos e Implantação

Em suma, o participante terá condições de aprender sobre a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) para a proteção e a promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador no ambiente profissional. É o que descreve os realizadores do curso, Sest e Senat. Desta forma, em 30 horas/aula, temas como funções e atribuições da CIPA; riscos ambientais, insalubridade e periculosidade; mapa de riscos e investigação de acidentes etc. Clique aqui para se inscrever.

8. Ferramentas para investigação de acidentes de trabalho

Neste curso do Sesi, de acordo com o descrito na ementa, o participante conhecerá as ferramentas de análise de acidentes de trabalho, visando a descobrir as reais causas de acidentes, de modo a determinar os riscos existentes e evitar novas ocorrências futuras, agindo preventivamente. São 8 horas aula que podem ser feitas em até 10 dias. Clique aqui para se inscrever.

“Aprender é a única coisa de que a mente

nunca se cansa, nunca tem medo

e nunca se arrepende.”

Leonardo da Vinci

Liderança

9. Os 4 elementos da liderança

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem por objetivo nesse curso, de acordo com eles, “ampliar os conhecimentos e contextualizar a aplicação e prática dos elementos de liderança na realidade do negócio, mostrando como a mudança de comportamento e atitudes podem auxiliar em um ambiente mais produtivo e agradável.” O conteúdo programático é muito interessante e vale a pena dar uma conferida. São apenas 3 horas tem como público-alvo, empresários, líderes e gestores de qualquer segmento ou setor, que conduzam equipe e desejam ampliar o conhecimento com práticas de elementos para a mudança de comportamento e atitudes. Clique aqui para se inscrever.

10. Liderança: como desenvolver times de alta performance

O curso ‘Liderança: como desenvolver times de alta performance’, visa a desenvolver as atitudes que compõem o perfil de um líder, sobretudo, ensinando-o a refinar esse talento. Desse modo, mostrará como lidar bem com as pessoas, suas emoções e singularidades, reduzindo a distância entre elas e conectando-as. São quatro módulos e um total de 2 horas de aula. Fique atento, o prazo para conclusão é de 15 dias. Clique aqui para se inscrever.

11. Gestão pessoal – base da liderança

A base da gestão pessoal é o autoconhecimento. O curso permite ao estudante refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos de trabalho e perfil comportamental. Oferecido pela Escola Virtual de Governo (EV.G) [trata-se de um portal do Governo para a oferta de capacitação a distância.] o curso foi desenvolvido com foco em gestores que atuem no setor público e tenham interesse em ferramentas de mentoria para liderança. Porém, qualquer pessoa pode realizar e o tema cabe não apenas ao setor público, como também, para outros setores. Sua carga horária é de 50 horas para realizar em até 60 dias. Clique aqui para se inscrever.

12. Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é uma estratégia eficaz e possível de ser implantada em qualquer empresa. Neste curso, o aluno terá condições de desenvolver uma série de competências para melhorar os resultados do seu negócio. Promovido pelo Sebrae, em 8 horas, promete capacitar o participante sobre o que é a gestão de pessoas, bem como, permitir que ele identifique ferramentas e estratégias que corroborem para gerenciar com eficácia os processos de atrair, desenvolver e reter profissionais talentosos em sua equipe de trabalho. Com certificado Clique aqui para se inscrever.

13. Gestão de Projetos

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) disponibilizou seu curso de Gestão de Projetos. São 80 horas/aula e 90 dias para realização. O objetivo, de acordo com o divulgado, é ensinar o aluno a criar estratégias e soluções no gerenciamento de projetos, apresentar ferramentas e as melhores práticas para solução reais de problemas, além de trabalhar com a metodologia mais atual do mercado, a PMBOK® (Project Management Body of Knowledge).
Ele conta com certificado e prova para validação. Clique aqui para se inscrever.

Tecnologia e indústria 4.0

14. Desvendando a Indústria 4.0

O tema não é novo, mas, sempre muito pertinente. Propiciar ao aluno a base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam a Indústria 4.0, é o objetivo desse curso do Senai. Em resumo, temas como Internet das Coisas IoT, robótica avançada, computação na nuvem, integração de sistemas, manufatura digital, manufatura aditiva, segurança digital e big data.
São 20 horas aula em um prazo de até 21 dias para realização do curso. Clique aqui para se inscrever.

15. Desvendando o BIM

O Senai é uma das entidades que liberou uma gama de cursos gratuitos para aperfeiçoamento profissional durante o período de quarentena. Um muito interessante é o de aperfeiçoamento profissional ‘Desvendando o BIM’. Em 20 horas/aula, o objetivo é apresentar ao aluno a metodologia BIM, sua influência, requisitos e benefícios para a cadeia de construção civil. Fique atento ao prazo de realização. Após a inscrição, são 21 dias para realização do curso. Clique aqui para se inscrever.

16. Desvendando o Lean Manufacturing

Sensibilizar os participantes sobre os ganhos que uma empresa pode ter com a implantação do Lean Manufacturing (manufatura enxuta), e evidenciar os tipos de desperdícios da manufatura enxuta. Na ementa, questões como o que é a manufatura enxuta; porque e quem pode utilizá-la; e os tipos de desperdícios da manufatura enxuta. Também do Senai, com 20 horas e certificado. Clique aqui para se inscrever.

17. Ferramentas do Lean Manufacturing

Ainda no processo Lean, este curso do Senai visa capacitar os participantes nos conceitos do Lean manufacturing e sua aplicação dentro da indústria. De acordo com o divulgado, possibilitará ao aluno uma visão geral das oportunidades de atuação, visando a melhoria da produtividade das empresas. São 60 horas/aula para realizar em até 60 dias. Com certificado. Clique aqui para se inscrever.

18. Big Data e Inteligência Artificial como sabedoria tecnológica da indústria

O objetivo é proporcionar a compreensão do impacto da integração entre Big Data e Inteligência Artificial na configuração da indústria 4.0. Realizado pela Faculdades da Indústria, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/Confederação Nacional da Indústria (CNI), o curso possui 12 horas/aula. Clique aqui para se inscrever.

19. Introdução à tecnologia de IA para líderes de negócios

Neste roteiro de aprendizagem da Microsoft, o aluno terá uma visão geral dos principais conceitos da IA (Inteligencia Artificial). Com isso, será capaz de descrever o que é IA e quais são as tecnologias que a sustentam. Segundo a Microsoft, o participante “será capaz de compartilhar como a Microsoft está transformando os mais recentes avanços em ferramentas, produtos e serviços de IA que podem ser aproveitados por organizações.” Tem 1h30 dividido em dois módulos. Clique aqui para se inscrever.

20. Profissional de Inteligência Artificial

A Microsoft, aliás, dispõe de um roteiro de aprendizagem para quem deseja ser um profissional de AI certificado pela organização através da plataforma de ensino AcademIA. Clique aqui para se inscrever.

21. Estratégia de negócios

Na primeira parte do conteúdo, o aluno descobrirá como surgiram as primeiras teorias modernas de administração e grandes teóricos, como Taylor, Fayol, Ford e Drucker. O curso apresenta pontos essenciais para ajudá-lo a compreender a importância da estratégia para o mundo dos negócios.

Hoje, a estratégia é considerada uma ferramenta essencial para uma gestão administrativa eficiente. Assuntos como os cinco Ps da estratégia, as principais escolas, a evolução do pensamento estratégico e a estratégia do Oceano Azul também estão na grade de programação. Vale a pena realizar esse curso da Fundação Bradesco. São 20 horas e 60 dias para conclusão. Clique aqui para se inscrever.

22. Fundamentos das Relações Internacionais

Este curso FGV permite um mergulho nos principais temas referentes à política internacional, assim como, desenvolve ferramentas conceituais e analíticas para uma compreensão autônoma dos fenômenos que envolvem as relações internacionais. Nele, o participante terá um entendimento sobre aspectos relacionados à Governança internacional, além de ampla visão sobre a Ordem internacional contemporânea. Tem 30 horas de duração. Clique aqui para se inscrever.

Cenário digital

23. Lei Geral de Proteção de Dados

Destinado a profissionais das áreas de compliance, analytics, direito, gestão de riscos, tecnologia, segurança da informação, negócios e empresários em geral, o curso aborda informações gerais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Realizado pelo Instituto Fenaco, tem 3 horas/aula. Clique aqui para se inscrever.

24. Desafios e oportunidades na economia digital

Com o curso do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o participante deverá entender quais tecnologias catalisaram a quarta revolução industrial e porque elas se tornaram tao proeminentes. O proposto por eles é que estudando apenas de duas a três horas por semana, é possível terminar em 10 semanas. Ademais, há certificado mediante uma taxa Clique aqui para se inscrever.

25. Fundamentos de Inside Sales para vendedores

A equipe comercial deve se manter atualizada constantemente e compreender os movimentos do consumidor. Com as mudanças no processo de compra e venda, o vendedor não é mais a única fonte de informação sobre um produto ou serviço. Implementar uma operação de Inside Sales (vendas internas) pode ser muito positivo para a companhia. Nesse modelo de negócios, o vendedor faz uso de tecnologias como programas de videoconferência e telefonia, para realizar reuniões a distância. Ofertado pela RD University Com 6h30 e certificado. Clique aqui para se inscrever.

26. Introdução ao Inside Sales

Todavia, se você nunca tinha ouvido falar do assunto acima, comece com essa introdução da RD University ao tema. Aqui, você compreenderá em 1h30 as mudanças no processo de compra e venda; o que é uma operação de Inside Sales; quando investir nesta área etc. Clique aqui para se inscrever.

27. Introdução à comunicação na era digital

Outro curso importante de realizar é esse da FGV. Ele apresenta os principais conceitos e dinâmicas da comunicação de marketing, como o panorama da internet e do consumo de tecnologias da informação e da comunicação como um dos responsáveis pelas mudanças nas práticas sociais e de negócios. Clique aqui para se inscrever.

Finanças e negociação

28. Contabilidade empresarial

Com 18 horas em 11 módulos, o curso da Fundação Bradesco apresenta os princípios contábeis, e a própria definição do que é a contabilidade. O aluno conhecerá também as principais alterações das leis e conceitos que compõem as demonstrações contábeis, sua apresentação e respectivas classificações. Clique aqui para se inscrever.

29. Cálculo financeiro básico para administração financeira

O curso da FGV, em 5 horas, apresenta um dos conceitos mais importantes no que diz respeito a finanças, ou seja, o valor do dinheiro no tempo. Assim, discorre sobre a relação entre uma unidade monetária hoje e uma unidade monetária no futuro. Clique aqui para se inscrever.

30. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Este curso da Universidade de Michigan fornece uma introdução prática e holística às estratégias e habilidades que podem levar a negociações de sucesso na vida pessoal e nas transações de negócios. Aliás, ele cobre os quatro estágios da negociação: (1) planejamento, (2) negociação, (3) criação do contrato e (4) execução do contrato. 13 horas de duração e tem legenda. Clique aqui para se inscrever.

Desenvolvimento profissional

31. Noções Básicas do Trabalho Remoto

O trabalho remoto já é uma realidade, pensando nisso, a Enap e a Endeavor reuniram estratégias e dicas que facilitam o dia a dia do profissional, a organização do trabalho individual e do trabalho em equipe. Tem 10 horas/aula. Clique aqui para se inscrever.

32. Soft Skills para trabalhadores da indústria

Esse curso do Senai tem por objetivo que o participante conheça as inovações do mercado e as novas tecnologias que tem revolucionado a produção industrial. Assim como, as transformações comportamentais humanas que exigem cada vez mais o desenvolvimento e prática da inteligência emocional entre outras competências emocionais (leia mais sobre Soft Skills no fim da matéria). São 40 horas/aula para serem feitas em até 60 dias. Clique aqui para se inscrever.

33. Aumente sua produtividade no trabalho

Certamente, saber gerenciar o tempo contribui na produtividade do profissional. Nesse sentido, este curso realizado pelo Google, ensina como otimizar com as ferramentas de colaboração em nuvem, além de como é possível aumentar a eficiência no trabalho ao priorizar e delegar tarefas. Apenas 1 hora de duração. Clique aqui para se inscrever.

34. Desbravando o Excel – Passos Iniciais

Aprender a utilizar eficazmente as ferramentas básicas do Excel, especialmente quanto à navegação, inserção de dados, edição de conteúdos e formatação de planilha. Temas abordados: como navegar pela planilha Excel; inserindo dados e editando conteúdos; formatando planilhas. Disponibilizado pelo Sest e Senat. Duração de 4 horas. Clique aqui para se inscrever.

35. Inteligência Emocional

Para ampliar o leque de possibilidades, que tal fazer o curso de Inteligência Emocional da Escola Conquer? Se você estranhou qual é a relação disso com as áreas de construção civil e indústria, fique tranquilo. Na verdade, o curso de inteligência emocional está entre as soft skills (habilidades comportamentais) mais valorizadas em um profissional. De acordo com o descrito pela Conquer, “58% do desempenho de qualquer profissional está relacionado a Inteligência Emocional, segundo pesquisa realizada pela TalentSmart.” Esse é um dos seus cursos mais procurados da escola e custa aproximadamente dois mil reais. É uma ótima oportunidade de fazê-lo sem custo e há certificado de conclusão. Clique aqui para se inscrever.

36. Curso de Inglês

Seja para praticar ou iniciar o aprendizado na língua, o EF – English Live, do grupo EF Education First, está oferecendo um programa de inglês auto-instrucional disponível em todas as mídias digitais (computadores, tablets e smartphones). A licença é de um mês, portanto, atenção ao se cadastrar. Clique aqui para se inscrever.

37. Finanças Pessoais

Em resumo, compreender o equilíbrio financeiro para obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação é o foco desse curso do Senai. De acordo com o conteúdo programático, em 14 horas/aula, o participante irá aprender sobre a importância da educação financeira; determinará o seu perfil financeiro e conhecerá os direitos do consumidor endividado. Além disso, irá obter conhecimentos em investimentos, planejamento e finanças pessoais e como gerenciar suas dívidas. Clique aqui para se inscrever.

38. Quiz: Jogo das Regras Ortográficas – Reconhecendo Texto e Contexto

Reconhecendo Texto e Contexto apresenta as novas regras ortográficas prescritas pela variedade culta da Língua Portuguesa para uso de variados conteúdos gramaticais.
São 5 horas e é realizado pela FGV. Clique aqui para se inscrever.

39. Como falar em público

Falar em público nem sempre é tarefa fácil. Entretanto, é possível desenvolver essa habilidade e, sobretudo, adquirir desenvoltura para a atividade. Este curso gratuito do Google, em apenas 1 hora, apresenta elementos de linguagem corporal importantes. Além disso, mostra como se preparar e adaptar o discurso a um público específico. Clique aqui para se inscrever.

40. Postura e imagem profissional

Segundo a Fundação Bradesco, este curso foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância de uma postura e imagem profissionais apropriadas como fator de diferenciação no mercado de trabalho. Duração de 10 horas. Clique aqui para se inscrever.

41. Networking eficiente

O networking pode ser uma ferramenta importante. Este curso gratuito ajudará o participante a construir sua rede de contatos e sua marca pessoal na Internet e na vida real. Desenvolvido pelo Google, com 1 hora de duração. Clique aqui para se inscrever.

Entenda a diferença entre Soft Skills e Hard Skills
Mantenha-se atualizado sobre os principais assuntos relacionados a construção civil e indústria. Cadastre-se abaixo!



2 Comments

  1. José Alexandre Aquino Vinhas disse:

    Procurando estar sempre Atualizado nos assuntos referentes a Construção Civil, sigo reafirmando meu compromisso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *