Após a pandemia: comportamento do consumidor x indústria
maio 21, 2020
Semana do Meio Ambiente consolida ações em prol da natureza
junho 11, 2020

Economia circular: estratégia competitiva para indústria

Economia-circular

O mundo está em constante evolução e um dos grandes direcionadores atuais de muitas empresas é a preocupação com o bem-estar do meio ambiente. Por isso, a economia circular tem tomado conta das organizações. Esse conceito garante que os mais diversos tipos de produtos sejam criados a partir da reutilização de matérias-primas. O propósito é diminuir descartes e garantir que os elementos da cadeia produtiva sejam reaproveitados.

Sendo assim, a economia circular é um novo modelo econômico que surgiu para repensar as estratégias de produção. Afinal, é notável a crescente falta de recursos naturais e existe excesso de resíduos descartados na natureza. Então, por que não reciclar de forma inteligente e ainda trazer benefícios financeiros para o negócio?

Saiba qual a importância da economia circular para sua empresa

O principal objetivo é a eficiência em todo o ciclo de vida de um produto ou material, desde a extração das matérias-primas até a utilização pelo consumidor. Assim sendo, vale conhecer quais são os outros pontos positivos para o desenvolvimento de uma companhia.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia circular faz com que as empresas diminuam custos e perdas produtivas. Além disso, criam possibilidades de novas fontes de faturamento, como a inclusão de matérias-primas secundárias nos processos de produção, estímulo ao comércio de troca de resíduos, otimização de processos, aumento da vida útil do produto ou material e a criação de próprios insumos circulares.

Outro fator apontado por pesquisas realizadas pela CNI é sobre a relevância que a economia circular tem para os consumidores brasileiros, porque muitos procuram saber se produtos ou serviços foram criados de forma ambientalmente correta. Isso quer dizer que esse modelo de economia pode impactar na decisão de compra.

Vale também lembrar que o comportamento do consumidor será bastante influenciado por conta dos impactos da Covid-19. Desse modo, é necessário estar atento a essas mudanças e saber como se posicionar.

Geração de empregos

Empresas que fazem uso da economia circular contribuem também para o desenvolvimento da sociedade. O estudo Elementos da Economia Circular, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), aponta que o modelo pode auxiliar significativamente na geração de empregos diretos no setor de gestão de resíduos.

Como aplicar a economia circular?

Você sabia que, de acordo com a CNI, 76% das indústrias brasileiras possuem alguma prática de economia circular, mas grande parte delas não sabe que as iniciativas fazem parte desse modelo?

Para entender como usar em sua empresa, é essencial entender que esse modelo econômico envolve o reaproveitamento de resíduos e muito mais. É um conceito amplo e que abrange também a eficiência na utilização dos recursos, o uso de materiais em mais de um processo, optar por recursos renováveis, criação de produtos com vida útil mais ampla e, se possível, a virtualização de processos produtivos para antecipar problemas e tomar decisões estratégicas de forma mais ágil.

Qual a sua opinião sobre a tendência de economia circular? Você tem visto muitas empresas seguindo por esse caminho? Conte para nós aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *