Novo Marco Regulatório do Gás Natural
Novo Marco Regulatório do Gás Natural é sancionado
junho 22, 2021

Possebon Engenharia 40 anos: compromisso e responsabilidade

Possebon Engenharia

Comprometimento, conduta responsável, cumprimento de prazos e responsabilidade no trato com as pessoas e meio ambiente. Estes são alguns dos adjetivos que descrevem a Possebon ao longo dos seus 40 anos de atuação. “Vendemos serviço. Quando feito com qualidade, cumprindo prazos, sendo correto e justo, reflete na visão que o cliente, que é nosso foco principal, tem a nosso respeito. Assim, ele fica satisfeito. Os clientes sempre valorizam e nos dão esse feedback”, comenta o diretor, Alfredo Possebon, que fundou a empresa que leva seu sobrenome em 31 julho de 1981, na área de engenharia civil.

A expertise da Possebon e seu amplo know-how permitiram ampliar suas atividades. Atualmente, além de engenharia civil, a empresa presta serviços de pré-fabricação e montagem de tubulação; estruturas metálicas e equipamentos; montagem eletromecânica; instalações elétricas; instrumentação; automação; comissionamento; pré-operação e partida de unidades industriais e manutenção industrial.

Contudo, enraizado na marca estão atributos que Alfredo traz de berço. Igualdade e união caminham junto à trajetória da marca. “Valorizar o ser humano e a sociedade por meio de uma conduta ética e socialmente responsável”, antecede o código de ética. Tal característica transcende aos funcionários pelos corredores e obras. “Isso é o mais importante. Trabalhar com pessoas satisfeitas, para que elas tenham prazer e orgulho do que fazem. Quando somos elogiados, o cliente elogia a equipe também. Isso traz resultado”, comemora.

Para Alfredo, é imprescindível trabalhar direito, cumprindo com todas as obrigações com o cliente e com os trabalhadores. “Nos orgulhamos em afirmar que todos aqui dentro têm essa mesma postura no que tange a segurança, trato com pessoas e ao ambientalmente correto.” Não é à toa que o diretor considera o corpo de trabalho o maior ativo da Possebon, além da conduta séria e de responsabilidade.

Atuação transparente

“Posso dizer que tivemos muito aprendizado ao longo da nossa história. Nossos clientes sempre deram muito feedback sobre nossa forma de trabalhar, o que, certamente, contribui. Nossa atuação transparente acabou se tornando uma marca registrada da Possebon”, comemora o diretor.

A visão é compartilhada por seus filhos, Bruno Possebon e Alfredo Neto. “O diferencial da empresa são os colaboradores, que tornam a Possebon uma grande família. O compromisso de todos para atingir os objetivos e metas é gratificante. Sempre buscando entregar serviços de qualidade, com segurança e dentro dos prazos estabelecidos. Fico muito orgulhoso e deixo meus parabéns a todos que vestem e vestiram com orgulho nosso uniforme”, avalia o diretor, Alfredo Neto.

Bruno reforça que os colaboradores tem por hábito se preocupar com a qualidade do seu trabalho e dar a importância devida à segurança das pessoas e ao meio ambiente. “Todos são conscientes que trabalhando dessa forma o produto que é entregue ao cliente é diferenciado. Conseguir difundir esse conceito em toda a empresa só é possível quando se tem uma equipe muita comprometida”, frisa o diretor. “É muito difícil fazer com que lá ‘na ponta’ os trabalhos sejam executados conforme a política da empresa. E é muito gratificante quando a gente constata que isso acontece. Na minha opinião isso só é possível quando você forma uma equipe, um time. O time da Possebon é muito forte.”

Possebon: desenvolvimento e oportunidades

Alfredo Possebon orgulha-se ao falar dos filhos. Afinal, desde que Bruno e Alfredo Neto entraram na empresa, buscaram aprender e conhecer como funciona o todo. “Eles conquistaram o lugar deles.”

Esta, inclusive, é outra marca da Possebon. É o alto número de funcionários que fazem carreira na empresa. “Eles conquistam suas oportunidades aqui. Temos vários colaboradores antigos. Entraram em posições iniciais e se desenvolveram muito”, pontua. “Nossos funcionários têm liberdade e conquistam seus espaços”, resume o diretor. “Muitos dos nossos engenheiros, por exemplo, aqui há mais de 15 anos, iniciaram como estagiários ou recém-formados.”

“Cada colaborador tem a sua importância para a melhoria contínua da Possebon”, Alfredo Possebon, diretor

A trajetória

Para contar a história da Possebon Engenharia em suas quatro décadas de atuação de uma história recheada de desafios e superações, resgatamos as origens de Alfredo Possebon, que se baseia nos valores e conceitos adquiridos ao longo desses anos.

Alfredo Possebon saiu de Formigueiro (RS), na fazenda Pitangueira, onde seus pais, pequenos agricultores, se dedicavam ao plantio de arroz e a criação de gado e ovelha. É o oitavo filho, de Judite e Alfredo, de um total de 11. Com poucos anos, partiu para Santa Maria (RS) para iniciar os estudos, mas, continuamente voltava à fazenda para ajudar os pais no sustento da família. Com o apoio de sua mãe, Alfredo retornou à Santa Maria para investir em seus estudos. Formou-se em engenharia civil na Universidade Federal de Santa Maria, em 1980.

Em seguida, Alfredo Possebon vai à São Mateus do Sul (PR) visitar seu irmão Renato, que neste período, já era agrônomo. Lá, conheceu o senhor Julio Carneiro Portes, empresário que mantinha negócios em várias cidades. Deu-se início a uma grande amizade e, assim, começaram a trabalhar juntos em Curitiba (PR).

Saindo definitivamente da sua terra natal, Alfredo se mudou para o Paraná e se dividia realizando serviços em Curitiba e São Mateus do Sul (PR). Em 1981, abriu sua empresa: Alfredo A. Possebon Filho. Com a experiência adquirida na área, participou de licitações e começou a prestar serviços para a Petrobrás. “Alfredo começou na Petrobrás e não saiu mais. Desta forma, a Possebon foi crescendo e tornou-se o que é hoje”, avalia seu irmão, Renato Possebon, advogado da empresa. “Hoje a Possebon tem consciência da importância, seu perfil e patamar entre as empreiteiras. Isso é um estimulador para se manter com essa credencial e buscar a melhoria contínua”, complementa.

Alfredo e Renato mudaram-se para Curitiba praticamente na mesma época e trabalham lado a lado ao longo destes 40 anos. Renato reforça que desde a época dos primeiros contratos os funcionários sempre valorizaram a empresa, a qual falam com saudades. Para ele, isso se deve ao fato de que o diretor sempre vestiu a camisa junto com os colaboradores, trabalhando junto, estando nas obras e sendo presente. “Eles se sentiam acolhidos, pois Alfredo sempre esteve junto com o pessoal. O grupo é muito sério e fiel.”

“O que ofertam de serviços para eles, eles fazem. Alfredo sempre foi desafiado e encarou. Buscou tecnologia, profissionais capacitados, nunca abandonou um contrato e não tem problemas com questões trabalhistas. Exemplo disso são prêmios que a Possebon já recebeu por questões de segurança. É a equipe que constrói esses resultados”, finaliza Renato.

Quer saber mais sobre a Possebon Engenharia? Fale conosco e conheça todos os nossos serviços.
📞 (41) 3226-6834 | 📧 possebon@possebon.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *