Primeiramente é necessário compreender o que é a ISO 9001. Em suma, a norma descreve os conceitos fundamentais para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Seus requisitos são aceitos universalmente e aplicáveis a qualquer organização – independentemente do tipo, tamanho, produtos e/ou serviços oferecidos. Sua última revisão aconteceu há cinco anos, daí o nome ISO 9001:2015.
Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes, que concederá o selo ISO à empresa. O sistema ISO (International Organization for Standardization) é um conjunto de normas criadas por uma organização suíça em 1947. No Brasil, as normas são criadas e gerenciadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Toda organização que busca conquistar o ISO 9001:2015, portanto, deverá passar por auditorias. Há auditoria interna e externa. A função de ambas será constatar que todos os requisitos necessários estão sendo cumpridos.
A auditoria externa, por sua vez, é realizada por uma empresa independente. Como por exemplo, a SGS, considerada líder mundial em certificação.
Um SGQ tem o propósito de garantir produção mais ágil e processos otimizados. Portanto, permite a organização reduzir custos, riscos e evitar retrabalhos, de forma que o negócio cresça visando a melhoria contínua.
Em resumo, sua implementação melhora a gestão da companhia mantendo a qualidade de campos distintos como materiais, produtos, processos e serviços. Como consequência, aumenta-se a satisfação dos clientes. Além disso, empresas certificadas com ISO 9001:2015, destacam-se da concorrência. Afinal, estão assegurando sua conformidade com normas de um SGQ que tem reconhecimento internacional.
De acordo com a SGS, referência em certificação ISO, “baseado em oito princípios de gestão da qualidade, a norma ISO 9001:2015 define a forma como a organização opera para atender aos requisitos de clientes e partes interessadas”.
Assim sendo, a certificação ocorre após a conclusão bem-sucedida de uma auditoria da norma ISO 9001. De acordo com a SGS, ela permite à organização operar com mais eficiência; cumprir requisitos legais e regulatórios; alcançar novos mercados; e identificar e solucionar riscos.
É certo dizer que a adoção de um Sistema de Gestão de Qualidade é uma decisão estratégica de uma organização. Afinal, visa melhorar seu desempenho de forma geral e, sobretudo, gera uma base sólida para seu crescimento sustentável.
Não diferente, no setor de construção civil, o sistema ISO auxilia na qualidade dos processos. Bem como, busca reduzir retrabalhos e atrasos, gerando maior economia e organização nas obras.
“A ISO 9001 permite que as organizações se adaptem a um mundo em mudança. Além disso, ela aprimora a capacidade de uma organização de satisfazer seus clientes e fornece uma base coerente para o crescimento e o sucesso sustentado” – Kevin McKinley, secretário-geral da ISO em exercício quando revisada a norma, em 2015
A Possebon Engenharia possui a certificação ISO 9001 desde 2008 tendo como escopo de certificação: “Projeto e fornecimento de produtos e serviços de engenharia civil, elétrica, mecânica, construção e montagem eletromecânica industrial”.
Seu sistema integra os requisitos da ISO 9001 e critérios de SMS baseados na ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e OHSAS 18000 (Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), o que demonstra a preocupação que tem com a melhoria continua de seus processos, clientes, pessoas e meio ambiente.
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