Indústria da Construção
Indústria da Construção: perspectivas para 2022
janeiro 19, 2022

SESMT e CIPA: o que é e qual sua importância na Construção Civil

SESMT e CIPA

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) realizada pela Possebon em 2021

O SESMT e CIPA, são dois serviços fundamentais na construção civil. De acordo com dados do Radar SIT, plataforma do Ministério do Trabalho e da Previdência, em 2021 o Brasil registrou 423.217 acidentes de trabalho, cerca de 1.159 ocorrências por dia. Deste levantamento, 133.757 casos precisaram de tratamento em um período maior de 15 dias e 1.694 óbitos foram contabilizados.

Contudo, analisando os acidentes em 2021, a queda de um colaborador entre diferença de nível foi a causa da maior parcela de incidentes, com 53.843 ocorrências. A parte do corpo mais atingida nas eventualidades foi o dedo, com 83.229 registros, tendo o maquinário, veículos, ferramentas e equipamentos como os principais agentes causadores.

Por compreender que o maior patrimônio de qualquer empresa são seus colaboradores, é importante valorizá-los e ampará-los da melhor maneira possível e, quando o assunto é segurança e saúde no trabalho, o SESMT é o principal responsável.

SESMT – o que é e como funciona

O SESMT, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, é uma equipe de profissionais que atua dentro das organizações para proteger a integridade física dos colaboradores, além de prevenir doenças ocupacionais.

O principal objetivo do SESMT é transformar o ambiente de trabalho em um lugar seguro através de ações, como: avaliações periódicas de setores e implementação de melhorias em todo o ambiente laboral, deixando os riscos controlados.

Esse time também é fundamental na manutenção, qualidade de vida e bem-estar dos espaços corporativos.

Os profissionais que compõe o SESMT, são:

  • Médico do Trabalho;
  • Enfermeiro do Trabalho;
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho;
  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho.

A relevância do SESMT na construção civil

A implantação do SESMT é de grande importância, pois com este serviço as empresas passam a oferecer segurança a mais para os colaboradores, além de demonstrar a preocupação com a vida deles, como também, auxilia na redução de custos com acidentes e doenças ocupacionais.

Embora pareça um gasto extra devido a compra de equipamentos e contratações de pessoas especializadas na área, o SESMT é um investimento muito eficaz.

Para reforçar ainda mais a segurança deste ambiente e a vida dos trabalhadores, também existe a CIPA.

Entenda o que é a CIPA e a sua função!

A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um comitê formado por representantes dos colaboradores e da empresa, que atuam na promoção da segurança dos empregados em conformidade com os preceitos do Ministério do Trabalho e Emprego.

A CIPA atua na promoção de treinamentos aos membros da companhia, que deve contemplar desde os parâmetros de organização da própria CIPA, até outras ações, como a saúde no ambiente de trabalho, higiene, condições laborais, noções sobre acidente e doenças de trabalho, tópicos relacionados às legislações trabalhistas e também informações acerca da AIDS e dos métodos preventivos.

O valor da CIPA na construção civil

  • Avaliar e expor as condições de risco nos ambientes de trabalho;
  • Realizar vistorias periódicas nos setores;
  • Requerer ao SESMT a interrupção das atividades quando forem detectados riscos iminentes à saúde dos profissionais;
  • Debater os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam novas ocorrências;
  • Orientar os profissionais quanto à prevenção de acidentes;
  • Promover, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), para fins educacionais práticos.

Então o SESMT e a CIPA são a mesma coisa?

Apesar de exercerem ações com a mesma finalidade, assegurar a vida do trabalhador e proporcionar um melhor ambiente de trabalho, há distinção entre os dois times.

A primeira diferença é a formação de cada comissão. Para integrar o SESMT de uma empresa, há a necessidade de ter formação nas áreas profissionais que falamos anteriormente. Já na CIPA, qualquer trabalhador pode integrar o time, basta fazer parte da organização.

Entretanto, gostaríamos de informar que, ambos os serviços são fundamentais em uma empresa, inclusive na construção civil, porque eles garantem ao trabalhador segurança dentro da companhia.

Caso você tenha interesse em aprofundar seus estudos sobre o SESMT e a CIPA, confira as Normas Regulamentadoras NR-4 e NR-5. Desta forma será possível ter autonomia das leis que norteiam o Serviço e a Comissão.

Possebon: cultura de segurança no trabalho

A história da Possebon demonstra que a empresa foi moldada nos mais altos níveis de exigência de segurança do trabalho com base nos padrões de grandes empresas brasileiras. Não a única, mas principalmente a Petrobrás. De modo que ao longo dos 40 anos de existência, construiu-se essa cultura não só de segurança, mas de QSMS em todos os contratos.

Além disso, Possebon Engenharia possui a certificação ISO 9001 desde 2008 tendo como escopo de certificação: “Projeto e fornecimento de produtos e serviços de engenharia civil, elétrica, mecânica, construção e montagem eletromecânica industrial”.

Seu sistema integra os requisitos da ISO 9001 e critérios de SMS baseados na ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e OHSAS 18000 – n é mais essa confirmar com vanusa) (Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), o que demonstra a preocupação que tem com a melhoria contínua de seus processos, clientes, pessoas e meio ambiente.

Quer saber mais sobre Saúde e Segurança no trabalho? Confira nossos artigos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.