Paradas de manutenção
Paradas de manutenção: entenda a importância
agosto 19, 2020
SIPAT: entenda sua importância para segurança da equipe
setembro 26, 2020

Possebon Engenharia entra no seu 40º ano

Possebon Engenharia

Alfredo Possebon fundou a empresa que leva seu sobrenome em julho de 1981

A Possebon Engenharia acaba de entrar em seu quadragésimo ano de uma história recheada de desafios e superações. Além disso, igualdade e união caminham junto com sua trajetória. “Valorizar o ser humano e a sociedade por meio de uma conduta ética e socialmente responsável”, antecede seu código de ética e responsabilidade. Tal característica transcende aos funcionários pelos corredores e obras em todos estes anos de atuação.

Alfredo Possebon, diretor da Possebon Engenharia, revela que sempre buscou ter um relacionamento próximo com todos. Ele considera que este relacionamento é benéfico, pois faz com que as pessoas se sintam motivadas. “Respeitar e ser educado faz parte de nós”, comenta.

A visão de Alfredo Possebon vai de encontro com a pesquisa World Best Workplaces ™, que atesta que “colaboradores querem a mesma coisa de um lugar de trabalho: confiança.” O estudo mostra, ainda, que trabalhadores de todo o mundo definem um ótimo lugar para se trabalhar como um no qual os “líderes demonstram credibilidade, respeito e justiça”.

Realizado pela Great Place to Work, o estudo foi feito com 3,4 milhões de funcionários em 90 países sobre suas experiências de trabalho. Ao analisar números da América Latina, além de confiança, outro destaque foi a segurança. “Nos melhores locais de trabalho da região, os funcionários dizem que suas organizações fornecem um ambiente psicologicamente seguro, com comunicação clara e laços de cuidado que se estendem à comunidade em geral”, indica a pesquisa.

“Nas obras, gosto de falar com todos. Às vezes, em uma obra muito grande acabo não tendo a oportunidade de falar com todos, mas, sempre que possível, faço” – Alfredo Possebon, diretor

Possebon: palco de desenvolvimento

Fatores-chave, ainda segundo o estudo da Great Place to Work, são um local que mantenha a saúde emocional dos colaboradores; gestão mantendo as pessoas informadas sobre questões importantes; além de bons sentimentos sobre as contribuições da organização para a comunidade.

A pesquisa considera que, como o Brasil (e toda a América Latina) tem resistido a fatores sociais, econômicos e políticos significativos turbulentos nos últimos anos, a comunicação bidirecional com a liderança no trabalho é especialmente importante. “Quando as empresas fazem tudo o que podem para criar locais de trabalho que sejam seguros no meio da turbulência, os funcionários retribuem o cuidado, dando o melhor que podem.”

Resultado disso, na Possebon, é o alto número de funcionários que fazem carreira na empresa. “Eles conquistam suas oportunidades aqui. Temos vários colaboradores antigos. Entraram em posições iniciais e se desenvolveram muito”, pontua. “Nossos funcionários têm liberdade e conquistam seus espaços”, resume o diretor.

O próprio relacionamento dentro da empresa com os filhos, Alfredo e Bruno Possebon – também diretores –, não foi diferente, conta Alfredo Possebon. “Eles entraram ajudando em algumas coisas e foram construindo seus espaços. Muitos dos nossos engenheiros, aqui há mais de 15 anos, iniciaram como estagiários ou recém-formados.”

Atuação transparente

Alfredo Possebon fundou a empresa que leva seu sobrenome em julho de 1981, na área de engenharia civil. Contudo, a expertise da Possebon e seu amplo know-how permitiram ampliar suas atividades. Atualmente, com sede em Curitiba (PR) e unidade de produção em Araucária (PR), além de engenharia civil, presta serviços de montagem eletromecânica, fabricação e montagem de equipamentos, instalações elétricas, instrumentação, automação, comissionamento, pré-operação e partida de unidades industriais e manutenção industrial.

“Posso dizer que tivemos muito aprendizado ao longo da nossa história. Nossos clientes sempre deram muito feedback sobre nossa forma de trabalhar, o que, certamente, contribui. Nossa atuação transparente acabou se tornando uma marca registrada da Possebon. Tanto é que estamos com um cliente há cerca de 35 anos”, comemora.

A história da Possebon se cruza com a da Petrobras no início da década de 1990. São 35 anos da história da Possebon nessa parceria que corresponde há mais da metade da vida da petrolífera. A Petrobras foi criada em 1953, no governo de Getúlio Vargas, fato que marcou a década de 50.

“As pessoas olham para a empresa e para nossa trajetória com respeito, justamente por nosso trabalho nunca tenha deixado a desejar. Sempre foi bem feito e acho que por isso nos mantivemos no mercado. É imprescindível trabalhar direito, cumprindo com todas as obrigações com o cliente e com os trabalhadores que estão conosco”, avalia Alfredo Possebon.

“Todos aqui dentro têm essa mesma postura. Respeitando as diferenças, meio ambiente e área de segurança. Essa preocupação se fortaleceu na Petrobras há cerca de 20 anos e aprendemos muito com eles no que tange a segurança, trato com pessoas e ao ambientalmente correto. Podemos dizer que ela criou uma conduta na gestão.”

Gerir com sabedoria

Outra questão que conduziu a empresa a um patamar mais tranquilo, de acordo com o diretor, foi não depender de capital externo, fato que ocorreu há aproximadamente 20 anos. “A partir disso, conseguimos um crescimento mais verticalizado. Aprendemos ao longo do tempo. Também buscamos gerir financeiramente com sabedoria e, sobretudo, a não ser pegos de surpresa em situações adversas.”

“Esta é a pior crise que estamos [Brasil e mundo] passando por se tratar de saúde. Mas, desde o início, tomamos medidas para assegurar nossos colaboradores. Nesse momento, houve adaptação de modo de trabalho, espaços, mas, mantivemos toda a nossa equipe”, comemora.

Hoje completamos 39 anos de atuação e a comemoração é de todos nós: amigos, colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores! Parabéns por construírem conosco a história da Possebon Engenharia. Agradecemos a todos por suas contribuições 👏🎈#possebonengenharia #construcaocivil #engenharia #manutenção #indústria #equipamentos

Posted by Possebon on Friday, July 31, 2020

Para saber mais sobre a Possebon Engenharia, clique aqui e nos siga no LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades.

2 Comments

  1. Efison ienzura disse:

    É um Prazer ser Representante oficial da Possebon no Nordeste atuando na area Admistrstiva e Logistica.e que venham novos desafios.Parabens

  2. Vanusa disse:

    Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, por isso completar 40 anos de organização deve ser comemorado amplamente.
    É uma honra para mim fazer parte dessa história, e conviver com pessoas tão excepcionais como Alfredo, Bruno, Alfredo Neto e tantos colegas, muitos que se tornaram amigos.
    O reconhecimento por parte deles é marcante na vida daqueles que trabalham ou já trabalharam na Possebon, sendo sempre lembrados com carinho por todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *