Direção Segura
Direção segura também é foco nos serviços de manutenção
março 23, 2021
Tendências para a construção civil
Tendências para a construção civil em 2021
março 25, 2021

Importância dos Serviços de Manutenção: sistemas e infraestrutura em pleno funcionamento

O conceito de serviços de manutenção envolve atividades que buscam promover e garantir as condições de segurança e conservação dos equipamentos de edificações. Em resumo, compreende o cuidado com a infraestrutura e equipamentos do local com o intuito de minimizar desgastes naturais.

É importante destacar que qualquer edificação ou equipamento precisará de manutenção. Ainda que tenha sido aplicada tecnologia de ponta e materiais inovadores em sua construção. Portanto, ver estes serviços como algo secundário ou recorrer somente quando surgir qualquer problema, possivelmente fará com que a planta se deprecie. Afinal, esse tipo de abordagem não compreende o conceito da manutenção.

Serviços de Manutenção na REPAR

Ao longo dos últimos três anos e meio, a Possebon prestou serviços de manutenção nas instalações da REPAR – Refinaria Presidente Getúlio Vargas, e em sistemas de ar-condicionado da planta toda.

“Para se ter uma ideia, nossas atividades estão elencadas em planilha de serviços com mais de 400 itens. De maneira sucinta, envolvem obras e reformas civis, manutenção elétrica em tensão até 220V, sistemas de refrigeração, ar-condicionado e climatização.” É o que explica o técnico de edificações/preposto da Possebon, Ronaldo Ristow, responsável pelo contrato de manutenção da Possebon na REPAR. Há ainda a responsabilidade pela manutenção do posto de combustível interno da REPAR, que tem a finalidade de abastecer as máquinas, veículos e equipamentos da unidade. Além da operacionalização do sistema de transporte em veículos leves e áudio e vídeo da refinaria.

“Neste contexto, podemos dizer que o nosso trabalho é de fundamental importância para o funcionamento da refinaria como um todo. Pois, com nosso trabalho permitimos que as instalações atendam a várias normas vigentes, proporcionamos o maior conforto possível aos usuários. Além disso, atribuímos uma maior confiabilidade dos sistemas operacionais quando garantimos o funcionamento dos sistemas críticos de climatização das subestações elétricas responsáveis pelas unidades de processo. Isso vai desde uma simples cópia de chave de um armário à manutenção de um equipamento eletromecânico de grande porte”, complementa o técnico.

Leia mais:

Serviços da Possebon na REPAR

Ristow explica que ao longo do contrato foram realizadas diversas atividades no âmbito da manutenção predial. Sendo eles: serviços de serralheria voltados às manutenções de portas, portões, janelas, grades, vidraçarias entre outras. Serviços de hidráulica, passando por instalação, substituição e manutenção de metais. E também, funcionamento de louças, manutenção em linhas de água fria, água quente, esgoto, águas pluviais, calhas e ramais de coletas. Diversos serviços da área da construção civil, como por exemplo, a pintura. “Executamos cerca de 22 mil m² dos mais variados tipos”, pontua.

“Temos também uma equipe dedicada à manutenção, substituição ou instalação de sistemas elétricos em tensão de até 220V. Há ainda outra equipe dedicada a serviços demandados exclusivamente pelo cliente que de nós compreende o fornecimento de mão de obra de um motorista com caminhão e dois ajudantes para transporte de materiais qualquer tipo.”

Outras operações

Uma atividade bastante complexa citada pelo técnico foi a relacionada a substituição dos telhados de quatro barracões da REPAR em área aproximada de seis mil metros quadrados. “Foi necessária uma equipe específica e dedicada à atividade em que usamos serviços de elevação de cargas e equipamentos de elevação de pessoas. Desenvolvemos um dispositivo de içamento de telhas para minimizar riscos relacionadas à segurança dos executantes, bem como às instalações da contratante, além de preservar os usuários do local. Foi um trabalho em conjunto com os três interessados que durou aproximadamente oito meses.”

Outro trabalho importante realizado pela Possebon foi a adequação de uma área onde era o antigo laboratório de análises da REPAR para receber a equipe de coordenação de paradas. “Uma área de aproximadamente mil metros quadrados em que tivemos por escopo demolir e segregar toda a instalação existente e transformá-la em um ambiente para receber e acomodar em torno de cem pessoas. Lá há estrutura de copa, banheiros, além de três salas de reuniões e um auditório. Incluindo toda a instalação elétrica e ar-condicionado”, pontua Ristow.

Houve ainda revitalização de toda a estrutura operacional do restaurante da REPAR. Nesta atividade foi substituída toda a infraestrutura de esgoto do restaurante, bem como a troca de todo o revestimento de pisos e paredes atendendo aos padrões que a Anvisa preconiza.

“Podemos dizer que o trabalho é importante para o cliente, na medida em que ao realizá-lo permitimos que as instalações físicas das suas edificações e os sistemas de ar-condicionado permaneçam em perfeito funcionamento”, Ronaldo Ristow

A frase do técnico de edificações/preposto da Possebon conclui de forma sucinta a importância da manutenção em uma planta, ainda mais quando se tratada como opção preventiva.

Conheça os serviços da Possebon! Fale conosco para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *