Gasoduto-Bolívia-Brasil
Gasoduto Bolívia-Brasil: importância da Faixa de Servidão
janeiro 25, 2021
Importância dos Serviços de Manutenção: sistemas e infraestrutura em pleno funcionamento
março 24, 2021

Direção segura também é foco nos serviços de manutenção

Direção Segura

Com foco em pessoas e na melhoria contínua de seus processos, “valorizar o ser humano e a sociedade por meio de uma conduta ética e socialmente responsável”, antecede seu código de ética e responsabilidade da Possebon. Tais características, assim como, “manter um ambiente de trabalho seguro, minimizando os riscos aos funcionários e partes interessadas, de forma a prevenir acidentes e doenças ocupacionais”, fazem parte do compromisso com a vida da empresa ao longo dos seus 40 anos de atuação. Exemplo desta conduta é o Programa de Direção Segura, um dos importantes programas relacionado aos serviços de manutenção.

Direção segura x serviços de manutenção

A Possebon é responsável pela conservação, manutenção e reparo da faixa de servidão da TBG do trecho Sul e Norte. Em suma, o projeto tem como escopo a conservação de 1.189 km de faixa de servidão no trecho Sul (Canoas-RS a Campinas-SP). E de 1.264 km no trecho Norte (Campinas-SP a Corumbá-MS). Um dos programas de segurança do trabalho, implantando nesse contrato, é o Programa Direção Segura.

O programa garante um deslocamento seguro das equipes para atendimento do cronograma de manutenção. Além disso, reforça a importância da direção defensiva para manter todos em segurança. O objetivo é a prevenção e o reforço do conceito de zero acidentes para questões envolvendo Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Assuntos que fazem parte do Sistema de Gestão de Qualidade da empresa.

“Este treinamento é realizado a cada 12 meses. Entretanto, a empresa investe de forma geral em capacitações mensais em segurança com as equipes”, comenta a técnica em segurança do trabalho da Possebon, Cinthia Almeida Padilha.

Construção civil
Treinamento presencial realizado antes da pandemia

“A importância é a conscientização do colaborador quanto a sua segurança e dos demais”, Cinthia Almeida Padilha – técnica em segurança do trabalho da Possebon

Entenda o Programa Direção Segura

A implantação teve início em junho de 2018 e os primeiros treinamentos aconteceram em São Francisco de Paula (RS), São Carlos (SP), Araucária (PR), Três Lagoas (MS) e Campo Grande (MS). Nas ocasiões, os colaboradores foram orientados com relação ao procedimento para condução de veículos, direção defensiva, as regras e a premiação. O controle e acompanhamento do programa é feito através de um sistema de rastreamento de veículos onde é possível obter dados relacionados a velocidade, frenagens bruscas e ou curvas inadequadas.

A partir desses dados são estabelecidos indicadores e os condutores que alcançam as metas são reconhecidos através de premiação. Outro critério avaliado no programa é se o condutor recebeu multas de trânsito no período.

Conscientização no trânsito é fundamental na construção civil

No final de cada treinamento foram apresentados vídeos de familiares dos participantes com depoimentos. Os vídeos ressaltavam a importância dos colaboradores terem uma conduta segura na direção. A ação foi marcada por momentos de emoção e uma surpresa aos participantes. José Carlos de Almeida Cabral, técnico em segurança do trabalho da Possebon acredita que a proposta foi reforçada com essa ação. “Certamente foi uma forma maior de conscientizar a todos que precisam dirigir com segurança, pois seus familiares os esperam.”

Leia mais matérias sobre segurança:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *